Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
pamelafernandamagalhaespereira.pdfPDF/A792.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Esforço e formação docente e o desempenho dos alunos nos anos iniciais
Autor(es): Pereira, Pâmela Fernanda Magalhães
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Miembros Examinadores: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Miembros Examinadores: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A qualidade na educação diz respeito não só aos educadores, aos estudantes, à comunidade escolar, mas também à sociedade, à política, como um todo. No Brasil, há avaliações com a finalidade de produzir indicadores em relação ao desempenho dos estudantes. Essas avaliações são apresentadas no âmbito federal, estadual e municipal. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) avalia o ensino fundamental e o ensino médio, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e desta avaliação decorre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho dos alunos do 5° ano dos anos iniciais da rede municipal do município de Nova Lima/MG com os indicadores de formação e esforço docente. Para contemplar o objetivo, foi necessário pesquisar sobre os dados dos indicadores de esforço docente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o desempenho dos alunos disponibilizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Resumen : -
Palabras clave : Esforço docente
Índice de desenvolvimento da educação básica
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons