https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| endydealbuquerquesilva.pdf | PDF/A | 1.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo |
| Autor(es): | Silva, Endy de Albuquerque |
| Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
| Miembros Examinadores: | Cunha, Priscila Campos |
| Miembros Examinadores: | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni |
| Resumo: | A presente pesquisa tem por intuito estudar a distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do estado do Espírito Santo (ES), no período de 2015 a 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. Foi empregada como metodologia de pesquisa a análise de dados secundários, utilizando como indicadores os números de matrícula, reprovação, aprovação e abandono nos anos finais do ensino fundamental do ES, por série e ano. Com a pesquisa, evidenciamos que as taxas de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental do ES têm diminuído ao longo dos anos, embora ainda sejam maiores que a média nacional. Observamos ainda a ausência de políticas públicas mais sólidas e específicas, com foco na redução da distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental na rede desde 2015; a necessidade de analisar criteriosamente os dados, avaliar as ações e as trajetórias desenvolvidas pelo Estado, bem como de realizar propostas de intervenções administrativas e/ou pedagógicas que tenham como foco a temática em destaque. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Distorção idade-série Educação Aprendizagem Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364 |
| Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
