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Type: Dissertação
Title: Os desafios da Comissão Setorial Própria de Avaliação do Campus de Governador Valadares (CSPA-GV) no processo de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Vasconcelos, Maria Alice Franco de
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda a Comissão Setorial Própria de Avaliação do Campus de Governador Valadares (CSPA-GV). Criada com a atribuição de coordenar a Autoavaliação Institucional (AAI) do Campus GV, a CSPA iniciou suas atividades em 2014, num contexto de implantação do Campus, e adotou uma série de iniciativas ao longo dos primeiros anos para se institucionalizar e desenvolver a AAI. Entretanto, a partir de 2016, deixou de atuar como nos anos anteriores, o que tem impactado o desenvolvimento da AAI no Campus GV e em sua participação na AAI da UFJF. Diante disso, a pergunta norteadora definida para o presente estudo é: por que a Comissão Setorial Própria de Avaliação (CSPA) tem deixado de avançar em seu processo de institucionalização no Campus de Governador Valadares? O objetivo definido para esse estudo foi analisar por que a CSPA-GV tem deixado de avançar em seu processo de institucionalização e propor ações que contribuam para retomada desse processo. O estudo parte de reflexões sobre a teoria da institucionalização de Tolbert e Zucker (1998) e Berger e Luckmann (1996); conceitos e noções em torno da avaliação e avaliação institucional de Dias Sobrinho (1996, 2003), Belloni (1999), Brandalise (2010), Peixoto (2009). A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, na qual foi adotado o estudo de caso, com pesquisa documental, bibliográfica e realização de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos no processo de AAI. Os resultados da pesquisa mostraram fatores que prejudicaram a evolução da CSPA-GV em seu processo de institucionalização, não conseguindo avançar para a fase de sedimentação e legitimação completa. Como o processo de institucionalização da CSPA-GV se encontra, ainda, em curso, a comissão tem encontrado desafios na construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional no âmbito do Campus GV. Dessa forma, será apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE) cujo objetivo é sugerir intervenções que fortaleçam a CSPA-GV, com vistas a sua consolidação, e que minimizem os desafios encontrados pela comissão na coordenação e articulação do processo de Autoavaliação Institucional no Campus da UFJF em Governador Valadares.
Abstract: This dissertation was developed in the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied addresses the Sectorial Evaluation Committee of the Governador Valadares (CSPA-GV) Campus. Created with the attribution of coordinating the Institutional Self-Assessment (AAI) of the GV Campus, the CSPA started its activities in 2014, in the context of implementation of the Campus, and adopted a series of initiatives over the first years to institutionalize and develop the AAI. However, as of 2016, it ceased to act as in previous years, which has impacted the development of AAI at the GV Campus and its participation in the AAI at the UFJF. Therefore, the guiding question defined for this study is: why has the Sectorial Evaluation Committee (CSPA) failed to advance in its institutionalization process at the Governador Valadares Campus? The defined objective for this study was to analyze why the CSPA-GV has failed to advance in its institutionalization process and to propose actions that contribute to the resumption of this process. The study starts from reflections on the institutionalization theory of Tolbert and Zucker (1998) and Berger and Luckmann (1996); concepts and notions around evaluation and institutional evaluation of Dias Sobrinho (1996, 2003), Belloni (1999), Brandalise (2010), Peixoto (2009). The research methodology is qualitative in nature, in which the case study was adopted, with documental research, bibliographical research and semi-structured interviews with the actors involved in the AAI process. The results of the research showed factors that hampered the evolution of the CSPA-GV in its institutionalization process, failing to advance to the sedimentation and complete legitimation phase. As the institutionalization process of the CSPA-GV is, still, ongoing, the commission has encountered challenges in building a culture of Institutional Self-Assessment within the scope of the GV Campus. Thus, an Educational Action Plan (PAE) will be presented whose objective is to suggest interventions that strengthen the CSPA-GV, with a view of its consolidation, and that minimizes the challenges encountered by the commission in coordinating and articulating the Institutional SelfAssessment process on the UFJF Campus in Governador Valadares.
Keywords: Autoavaliação Institucional
SINAES
Institucionalização
CSPA-GV
Institutional Self-Assessment
Institutionalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00160
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13181
Issue Date: 5-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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