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Type: Dissertação
Title: Gestão estratégica das atividades de extensão no curso de Engenharia Civil/UFJF: sugestões para a implantação das ações extensionistas no curso
Author: Jeronymo, Lázaro Lopes
First Advisor: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Anjos, Maylta Brandão dos
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O trabalho se propôs a discutir a implantação das ações extensionistas no curso de Engenharia Civil da UFJF, conforme as novas exigências do Ministério da Educação (MEC). As ações de extensão na referida Universidade são regulamentadas pela Pró-Reitoria de Extensão, visando promover atividades que aproximam universidade e sociedade. O MEC tornou obrigatória a participação dos alunos de graduação em ações extensionistas, estabelecendo um percentual mínimo a ser cumprido. Diante do panorama da extensão na Faculdade de Engenharia e no curso de Engenharia Civil da UFJF, verificou-se que uma significativa carga horária adicional precisa ser cumprida até dezembro de 2022 para atender à regulamentação colocada. Verificou-se também que os laboratórios, que já apoiaram o desenvolvimento de ações extensionistas na Faculdade de Engenharia, não serão capazes de absorver toda essa demanda. Assim, tal exigência representa grande desafio para o curso de Engenharia Civil, que precisa se organizar para atender às novas demandas extensionistas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a melhor forma de implementar a gestão estratégica e integrada da extensão no curso de Engenharia Civil da UFJF. Os objetivos específicos são: (1) descrever o curso de Engenharia Civil e a condução das atividades de extensão; (2) analisar como atender às demandas obrigatórias de extensão no curso de Engenharia Civil, por meio da implementação de um processo de gestão; e (3) propor sugestões para implantação de um processo de gestão estratégica e integrada das ações de extensão. Para atingir estes objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicando-se questionários a coordenadores de programas e projetos de extensão da Faculdade de Engenharia da UFJF e a membros de coordenações de cursos de Engenharia Civil em universidades federais do Sudeste e Sul brasileiro; e também realizando-se entrevistas com a Pró-Reitora de Extensão da UFJF, um ex-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, um membro do NDE do curso e a coordenadora de Extensão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Diante dos resultados, foi observado que nos cursos de Engenharia Civil das universidades pesquisadas não houve convergência sobre o que é extensão. Nestes cursos, identificaram-se dificuldades com relação à implementação da curricularização da extensão e à gestão da carga horária dos cursos, pouco envolvimento e, por vezes, resistência dos docentes com relação a atividades extensionistas. Ao final, um Plano de Ação Educacional foi desenvolvido, contendo cinco ações propositivas: criação de comissão permanente de extensão para o curso de Engenharia Civil, realização de eventos internos de extensão, criação da cultura extensionista, orientação do trabalho docente conforme o modelo Plano Individual de PIT/RIT e realização de pesquisa com alunos e empresas que possuem estagiários. Espera-se que tais ações possam contribuir para o enfrentamento dos dificultadores encontrados e ajudar o curso de Engenharia Civil da UFJF a gerir estrategicamente as ações extensionistas, bem como inserir tais atividades no curso.
Abstract: This dissertation was developed on the approach of the Professional Master degree in Education Management and Assessment (PPGP) of the Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The work proposed to discuss the implementation of extension actions in the Civil Engineering course at UFJF, according to the new requirements of the Ministry of Education (MEC). Extension actions at the aforementioned university are regulated by Pro-Rectory Extension, aiming to promote activities that bring university and society closer together. The MEC made the participation of undergraduate students in extension actions mandatory, establishing a minimum percentage to be complied with. Given the panorama of the extension in the Faculty of Engineering and in the Civil Engineering course at UFJF, it was found that a significant additional workload needs to be completed by December 2022 to meet the regulations. It was also found that the laboratories, which have already supported the development of extension actions at the Faculty of Engineering, will not be able to absorb all this demand. Thus, this requirement represents a great challenge for the Civil Engineering course, which needs to organize itself to meet new extension demands. Therefore, the general objective of this work is to analyze the best way to implement the strategic and integrated management of extension in the Civil Engineering course at UFJF. The specific objectives are: (1) describe the Civil Engineering course and the conduction of extension activities; (2) analyze how to meet the mandatory extension demands in the Civil Engineering course, through the implementation of a management process; and (3) proportions for implementing a strategic and integrated management process for extension actions. To achieve these goals, a qualitative research was carried out, applying questionnaires to coordinators of extension programs and projects at the Faculty of Engineering at UFJF and to members of coordinators of Civil Engineering courses at federal universities in the Southeast and South of Brazil; and also conducting interviews with the Dean of Extension at UFJF, a former coordinator of the Civil Engineering course at UFJF, a member of the NDE of the course and the Extension Coordinator of the Faculty of Administration and Accounting. In view of the results, it was observed that in the Civil Engineering courses of the surveyed universities there was no convergence on what extension is. In these courses, difficulties were identified in relation to the implementation of the extension curriculum and the management of course hours, little involvement and, at times, resistance from the teachers in relation to extension activities. In the end, an Educational Action Plan was developed, containing five propositional actions: creation of a permanent extension committee for the Civil Engineering course, holding internal extension events, creation of an extension culture, guidance of teaching work according to the Individual Plan model PIT/RIT and conducting research with students and companies that have interns. It is expected that such actions can contribute to facing the obstacles found and help the UFJF Civil Engineering course to strategically manage the extension actions, as well as including such activities in the course.
Keywords: Curricularização da extensão
Extensão
Universidade
Engenharia Civil
Curriculum extension
Extension
University
Civil Engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00154
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13174
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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