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Tipo: Dissertação
Título: Detecção de dano em estruturas baseada em técnicas de aprendizado híbrido
Autor(es): Nunes, Lorena Andrade
Primeiro Orientador: Cury, Alexandre Abrahão
Co-orientador: Barbosa, Flávio de Souza
Membro da banca: Fonseca, Leonardo Goliatt da
Membro da banca: Martins, Cláudio José
Resumo: As estruturas de engenharia estão frequentemente sujeitas a alterações em suas propriedades dinâmicas por conta de diversos fatores, tais como a deterioração da construção devido ao tempo de uso, a falta de manutenção, os efeitos ambientais e operacionais adversos, os carregamentos inesperados, os procedimentos de reforço estrutural, entre outros. Na maioria dos casos, essas modificações podem estar associadas a danos estruturais. O monitoramento contínuo do comportamento dinâmico de uma estrutura possibilita a investigação e a análise de alterações com o objetivo de assegurar sua integridade, garantindo maior conforto e segurança aos usuários, além de possibilitar ações mais eficazes de reparo e manutenção, impactando diretamente na redução dos custos operacionais. Para tanto, sistemas de monitoramento devem dispor de ferramentas computacionais aptas a avaliar as informações adquiridas em tempo real e continuamente. Nesta dissertação, uma nova abordagem baseada na análise direta de medições de aceleração para detectar danos e modificações estruturais utilizando técnicas de inteligência computacional é apresentada. A abordagem consiste na utilização em conjunto de métodos de classificação supervisionados (RNA) e não supervisionados (k-means) para a construção de um classificador híbrido. O objetivo é detectar não apenas estados de dano já conhecidos, mas também estados estruturais que ainda não foram identificados. A ideia é permitir, dessa forma, o monitoramento da integridade estrutural em tempo real, provendo respostas de forma automática e contínua, baseando-se apenas em testes vibracionais ambientes com a estrutura em operação. Para atestar a robustez dessa abordagem, dados oriundos de simulações numéricas e de ensaios experimentais realizados em laboratório e in situ são utilizados. Os resultados obtidos demonstram desempenho promissor da metodologia proposta.
Abstract: Engineering structures are often subject to changes in their dynamic properties due to various factors such as deterioration of construction due to time of use, the lack of maintenance, adverse environmental and operational effects, unexpected loads, structural reinforcement procedures, among others. In most cases, these modifications may be associated with structural damage. Continuous monitoring of the dynamic behavior of a structure makes it possible to investigate and analyze changes to ensure their integrity, ensuring greater comfort and safety for users and enabling more effective repair and maintenance actions, directly impacting the reduction of operating costs. For such, monitoring systems must have computational tools able to evaluate the acquired information in real time and continuously. In this dissertation, a new approach based on the direct analysis of acceleration measurements to detect structural damage and modifications using computational intelligence techniques is presented. The approach is to use together supervised (RNA) and unsupervised (k-means) classification methods to construct a hybrid classifier. The goal is to detect not only known damage states but also unidentified structural states. The idea is thus to allow the real-time monitoring of structural integrity, providing answers automatically and continuously, based only on vibrational testing environments with the structure in operation. To attest to the robustness of this approach, data from numerical simulations and experimental tests performed in the laboratory and in situ are used. The results show promising performance of the proposed methodology
Palavras-chave: Modificações estruturais
Detecção de danos
Classificador híbrido
Structural modifications
Damage detection
Hybrid sorter
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11718
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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