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dc.contributor.advisor1Barci, Diana Esther Tuyarot de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5334131860888930pt_BR
dc.contributor.referee1Studart Filho, Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451310772113076pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.creatorFerreira, Gustavo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T19:46:23Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-18T19:46:23Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11294-
dc.description.abstractIn this paper, two of the four fundamental interactions that are present in nature are treated: gravitational and electromagnetic. Therefore, some of its macroscopic manifestations, easily perceived in everyday life, which are weight, elasticity and friction, are addressed. Often during the teaching of these interactions, students show disinterest due to the memorization of concepts that are not tied to their life experience. Therefore, the objective of this research is to get the learner's engagement, so that he is involved in the learning process of these concepts, providing a meaningful learning. For this purpose, an educational product based on game theory was developed. This approach uses elements from a Role Playing Game - RPG - about three characters with super skills, which are related to the manifestations of the interactions mentioned above, namely: weight, elasticity and friction. The theoretical basis was meaningful learning and social interaction between students and teacher. The application of the product was performed and had a promising acceptance by the students. Thus, the teaching-learning was playful, counting on the interaction between the students, making the process more conducive to meaningful learning and creating a more inviting classroom environment to want to learn. In this work, are presented: the idea that encouraged the accomplishment of the work; the theories about learning; the concept and use of games in education; the concepts of weight, elasticity and friction; the constituent elements of the product, as well as the description of how they were elaborated and the characteristics of the characters and the game; a report of the application of the product in a first grade class of regular high school and two higher level classes; and some results achieved with the application of the product, which showed how the knowledge was modified and transferred to justify the actions and decisions made in the game, demonstrating the significant non-mechanical learning and mastery of the concepts.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são tratadas duas das quatro interações fundamentais que estão presentes na natureza: a gravitacional e a eletromagnética. Para tanto, são abordadas algumas de suas manifestações macroscópicas, facilmente percebidas no dia a dia, que são o peso, a elasticidade e o atrito. Muitas vezes, durante o ensino dessas interações, os alunos apresentam um desinteresse devido à memorização de conceitos que não estão vinculados à experiência de vida deles. Logo, o objetivo desta pesquisa é obter o engajamento do aprendiz, de forma que ele se envolva no processo de aprendizagem desses conceitos, proporcionando uma aprendizagem significativa. Com vistas a esse propósito, foi elaborado um produto educacional, baseado na teoria de games. Essa abordagem utiliza elementos de um jogo de Role Playing Game – RPG – acerca de três personagens com super-habilidades, as quais estão relacionadas às manifestações das interações citadas anteriormente, a saber: o peso, a elasticidade e o atrito. O embasamento teórico foi a aprendizagem significativa e a interação social entre alunos e professor. A aplicação do produto foi realizada e teve uma aceitação promissora por parte dos alunos. Dessa forma, o ensino-aprendizagem deu-se de maneira lúdica, contando com a interação entre os alunos, tornando o processo mais propício a uma aprendizagem significativa e criando um ambiente em sala de aula mais convidativo a se querer aprender. Nesta dissertação, são apresentados: a ideia que incentivou a realização do trabalho; as teorias sobre aprendizagem; o conceito e a utilização de games na educação; os conceitos de peso, elasticidade e atrito; os elementos constituintes do produto, bem como a descrição de como foram elaborados e as características dos personagens e do jogo; um relato da aplicação do produto em uma turma da primeira série do Ensino Médio regular e em duas turmas de nível superior; e alguns resultados alcançados com a aplicação do produto, nos quais foram evidenciados como o conhecimento foi modificado e transferido para a justificativa das ações e das decisões tomadas no jogo, demonstrando a aprendizagem significativa não mecânica e o domínio dos conceitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectNovas metodologiaspt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectNew methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO ensino das interações gravitacional e eletromagnética por meio de um jogo de RPGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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