Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11287
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipemodestocesar.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira Junior, Olavo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0320149332454165pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007018919636001pt_BR
dc.contributor.referee2Fabri, Rodrigo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9768736980352593pt_BR
dc.creatorCesar, Felipe Modesto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399070553957676pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T19:27:46Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-18T19:27:46Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11287-
dc.description.abstract"Nothing in biology makes sense except in the light of evolution ", this famous phrase published by Russian evolutionary biologist Theodosius Dobzhansky sums up well the importance that the study of the evolutionary theme has within biology. But what has been seen lately is misunderstanding by most people about the processes that involve the mechanisms of evolution, among them stands out the denial of the process that is mainly due to the linking of religion in this context. Although also frequent, but not always dissociated from this main factor, one can also highlight the lack of preparation of teachers, the scarcity of adequate didactic-pedagogical material and the propagation of erroneous concepts about evolution. Based on this assumption, this work aimed to prepare and apply a comic story about evolution as an educational product that makes it possible to make the teaching approach of this theme more effective. The production was carried out in a class of 3rd year of high School of the State College Professor José Antônio Maia Vinagre in the municipality of Barra do Piraí (RJ) in which first, a sequence of lectures was performed in a traditional way on the theme for the Students. Next, a new class was given on the topic for the class with the reading of the comic book with the theme of evolution, made by the students themselves under the guidance of the teacher. Finally, an analysis of the notes made by the teacher was performed during all meetings in a field diary. After the analysis it was found that although some students presented difficulty both in the creation and in the reading and interpretation of the comics, the proposal proved very valid, as it brought more protagonism to the students making the same agents Knowledge assets In contrast to what is seen in traditional teaching.pt_BR
dc.description.resumo"Nada na Biologia faz sentido exceto à luz da Evolução", essa célebre frase famosa publicada pelo biólogo evolutivo russo Theodosius Dobzhansky resume bem a importância que o estudo da temática evolutiva tem dentro da Biologia. Porém o que se tem visto ultimamente é incompreensão por parte da maioria das pessoas a respeito dos processos que envolvem os mecanismos da evolução, dentre eles destaca-se a negação do processo que se deve principalmente à vinculação da religião nesse contexto. Embora também frequentes, mas nem sempre dissociados deste fator principal, pode-se também destacar o despreparo dos professores, a escassez de material didático-pedagógico adequado e a propagação de conceitos errados sobre a evolução. Com base nesse pressuposto, este trabalho teve como objetivo, confeccionar e aplicar uma história em quadrinhos sobre evolução como produto educacional que possibilite tornar a abordagem do ensino desse tema mais efetiva. A produção foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre no município de Barra do Piraí (RJ) no qual primeiramente, foi executada uma sequência de aulas expositivas de forma tradicional sobre o tema para os alunos. Em seguida, foi dada uma nova aula sobre o tema para a turma com a leitura da revista em quadrinhos com a temática da evolução, confeccionadas pelos próprios alunos sob a orientação do professor. E, por fim, foi feita uma análise das anotações realizadas pelo professor durante todos os encontros em um diário de campo. Após a análise constatou-se que apesar de alguns alunos terem apresentado dificuldade tanto na criação quanto na leitura e interpretação dos quadrinhos, a proposta se mostrou muito válida, à medida que trouxe mais protagonismo aos alunos, tornando os mesmos agentes ativos do conhecimento em contrapartida ao que se verifica no ensino tradicional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEvolutionpt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso de história em quadrinhos como recurso didático no ensino de evoluçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons