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dc.contributor.advisor1Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Thiago Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Renata Bernardes Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599178303238933pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921911954661634pt_BR
dc.contributor.referee3Nonato, Eunice Maria Narazeth-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Heder José-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6601199742354085pt_BR
dc.creatorSales, Raquel de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232124833750783pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T19:09:13Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-18T19:09:13Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11282-
dc.description.abstractSince the promulgation of law n. 9.795 which instituted Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Educação Ambiental (EA) is recognized as an essential curricular component and permanent of formal and non-formal education in Brazil. It’s noted, from the 1990s onwards, an adoption of a pedagogical approach that considers theoretical and conceptual reflections on the relationship between nature and society. One of the aspects of these reflections considers the centrality of subjective aspects as determinants of the effectiveness of EA proposals. This work aimed to map the bibliographical references that support this theoretical perspective of subjectivity in EA and to reflect on the application of this subjective perspective in the training of biology teachers. The bibliographic search was done using the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database from three sets of keywords: Teacher Training and Environmental Education; Teacher Training, Biology and Environmental Education; and Environmental Education and Subjectivity. At this stage, the period from 2008 to 2018 was considered. We found 46 works, which 27 approach the intended theme. Despite the multiplicity of approaches, we highlight works with theoretical and methodological profiles that adopt subjective categories, such as conceptions, identities, meanings, discourses, perceptions, as well as ideas of experience, sensitization, reflection, problematization and transformation of knowledge associated with socio-environmental reality. In them, the teachers surveyed manifest predominantly naturalist-conservationist conceptions of nature. In contrast, we note that there is little specific research on the formation of biology teachers in EA. We also detected continuing education proposals that indicate the effectiveness of participatory and collaborative perspectives. We conclude that the dimension of subjectivity appears in the Brazilian theoretical production on Environmental Education, which allows us to indicate the need to promote an initial and continuous training for Biology teachers that favors the identification of professionals with EA, expansion of the theoretical foundation and consequent migration to a socioenvironmental look that relates subjectivity, society and environment.pt_BR
dc.description.resumoA partir da promulgação da Lei nº 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Educação Ambiental (EA) é reconhecida como componente curricular essencial e permanente da educação formal e não-formal no Brasil. Observa-se, a partir da década de 1990, a adoção de uma abordagem pedagógica que considera as reflexões teóricas e conceituais acerca da relação entre natureza e a sociedade. Uma das vertentes dessas reflexões considera a centralidade dos aspectos subjetivos como determinantes da eficácia das propostas de EA. Este trabalho objetivou mapear as referências bibliográficas que sustentam esta perspectiva teórica da subjetividade, na EA, e refletir sobre a aplicação dessa perspectiva na formação de professores de Biologia. Realizou-se pesquisa bibliográfica, utilizando a base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) a partir de três conjuntos de palavraschave: Formação de Professores e Educação Ambiental; Formação de Professores, Biologia e Educação Ambiental; e Educação Ambiental e Subjetividade. Nesta etapa, foi considerado o período de 2008 a 2018. Localizamos 46 trabalhos dos quais 27 abordavam a temática pretendida. Apesar da multiplicidade de abordagens, destacam-se trabalhos com perfis teórico-metodológicos que adotam categorias subjetivas tais como concepções, identidades, sentidos, significados, discursos, percepções, bem como ideias de experiência, sensibilização, reflexão, problematização e transformação dos saberes associadas à realidade socioambiental. Nelas, os professores pesquisados manifestam, predominantemente, concepções naturalistasconservacionistas de natureza. Por outro lado, observamos que há poucas pesquisas específicas sobre a formação de professores de Biologia em EA. Detectamos, também, propostas de formação continuada que indicam a eficácia das perspectivas participativas e colaborativas. Concluímos que a dimensão da subjetividade aparece na produção teórica brasileira sobre Educação Ambiental, o que permite indicar a necessidade de promover uma formação inicial e continuada para professores de Biologia que favoreça a identificação dos profissionais com a EA, a ampliação da fundamentação teórica e a consequente migração para um olhar socioambiental, que relacione subjetividade, sociedade e meio ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSujeito ecológicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectformação de professores de biologiapt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectEcological subjectpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTraining of biology teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleSubjetividade na educação ambiental: apontamentos para a formação de professores de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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