Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11041
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariannamorenotrepim.pdf352.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Floriano, Maria da Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorTrepim, Marianna Moreno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T17:03:15Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T17:03:15Z-
dc.date.issued2017-01-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11041-
dc.description.abstractThis article aims to Umbanda’s singularity, which difficult its teaching for children in Umbanda’s yard, and School context as well, based on literature review and interviews with “mães de santo” and mediums Umbandists. Analyzes from Law n° 10,639/2003, which determines the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in schools, although that law doesn’t determine the teaching of African religions in schools. However, Afro-Brazilian religions have been teaching in schools as culture, especially Candomblé’s Iorubá mythology.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo trás em questão as peculiaridades da Umbanda que dificultam seu ensinamento para crianças nos terreiros e consequentemente no contexto escolar, com base em uma revisão bibliográfica e entrevistas com mães de santo e médium umbandistas. Propõe-se aqui uma reflexão a partir da Lei de nº 10.639/2003, conquistada pelo Movimento Negro, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, tendo em vista que a lei supracitada não obriga o ensino das religiosidades de matrizes africanas nas escolas. Porém, as religiões afro-brasileiras estão sendo ensinadas nas escolas como cultura, principalmente a Mitologia Iorubá do Candomblé.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectMães de Santopt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectMãe de Santopt_BR
dc.subjectAfro-srazilian religionspt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectShildrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA educação da umbanda para crianças nos terreiros e no contexto escolar: reflexãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons