Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kessiachristinacampos.pdf511.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brigatte, Ana Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1062901299769173pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.creatorCampos, Késsia Christina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266026012542972pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:35:27Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-04T19:35:27Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos do currículo da educação básica inscritos no campo das Ciências da Natureza. Nele, apresenta-se um Plano Didático para ser desenvolvido em três aulas sobre as células. As aulas serão lecionadas para turmas de sexto ano do ensino fundamental. Como este conjunto de atividades constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de informação digital e comunicação no ensino básico, buscou-se inserir nos Planos de Aulas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com o uso de recursos tecnológicos. O uso destes recursos foi adequado para que os alunos possam potencializar o aprendizado e construir um conhecimento consistente acerca das células. As fontes de pesquisa para elaboração dos Planos de Aulas abarcaram a coleta de dados, pesquisas bibliográficas na internet onde se encontram artigos acadêmicos em periódicos da área educacional e da biologia, também foram pesquisados livros didáticos, sites educativos, sites interativos e sites de redes sociais como o youtube. Assim, foi possível desenvolver uma proposta de ensino e ampliar o conhecimento sobre a temática. Os planos de aula são complementares e têm o objetivo de apresentar e desenvolver o estudo inicial sobre células, no que diz respeito ao conceito e junto dos alunos e alunas. Espera-se que estas atividades possam potencializar o ensino e o aprendizado do conteúdo por meio de aportes tecnológicos e digitais, bem como por modelo hibrido de educação, mais precisamente o laboratório rotacional e metodologia ativa de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectCélulaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCélula, o início: um plano de aula para introduzir o conceitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons