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dc.contributor.advisor1Santana, Cláudia da Costa Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672550183262644pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039791823743863pt_BR
dc.contributor.referee2Durán, Paulo Renato Flores-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5711521457693996pt_BR
dc.creatorCosta, Cristina dos Passos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7311995274103484pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T17:34:22Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-05T17:34:22Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10335-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied will address the License for Training, which is provided for in Law 8112/1990, with the wording given by Law 9.527/1997 and regulated by Decree 5.707/2006 (which defined the guidelines for the Development of Folks). The Training License allows the federal public servant (after five years of effective exercise) the right to participate in a professional training course, for a minimum of 30 days and a maximum of 03 months. However, the granting of the License is subject to the discretion of the Administration. This right is not regulated at the Federal University of Juiz de Fora; servers and managers have many doubts and seek guidance in the Management of Offenses, Qualification and Training - GAQC - to support their decisions. In this context, the objective of the research is to understand what procedures could be adopted by the UFJF to regulate the granting of the License for Training, considering that this is a right of the server that is related to the quality of the Public Service. The choice of the subject is justified by the author's role as a Technical Administrative Assistant in Education at the UFJF, at the GAQC, and verify the need to implement an action plan that can contribute to the solution of the obstacles encountered and that may reflect the effectiveness of the management of these processes. The actors involved are: the Pro-Rector of People Management and the managers and technicians of the GAQC. The general objective of the work is to propose objective procedures and criteria that can assist the GAQC technical team with regard to the Licensing Process, considering the lack of defined criteria to support the granting of the License.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá abordar a Licença para Capacitação, que está prevista na Lei nº 8.112/1990, com redação dada pela Lei nº 9.527/1997 e regulamentada pelo Decreto nº 5.707/2006 (que definiu as diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal). A Licença para Capacitação permite ao servidor público federal (após cinco anos de efetivo exercício) o direito de participar de curso de capacitação profissional, por no mínimo 30 dias e no máximo 03 meses. No entanto, a concessão da Licença está condicionada à discricionariedade da Administração. Esse direito não está regulamentado na Universidade Federal de Juiz de Fora; servidores e chefias têm muitas dúvidas e buscam orientação na Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação – GAQC – para respaldo de suas decisões. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é compreender quais procedimentos poderiam ser adotados pela UFJF para regulamentar a concessão da Licença para Capacitação, considerando que esta é um direito do servidor que está relacionado à qualidade do Serviço Público. A escolha pela temática se justifica em função da autora atuar como servidora Técnico Administrativo em Educação na UFJF, na GAQC e verificar a necessidade de implantação de um plano de ação que possa contribuir para a solução dos entraves encontrados e que possa refletir na eficácia da gestão destes processos. Os atores envolvidos são: a Pró-reitora de Gestão de Pessoas e os gestores e técnicos da GAQC. O objetivo geral do trabalho é propor procedimentos e critérios objetivos que possam auxiliar a equipe técnica da GAQC no que se refere aos processos de Licença para Capacitação, considerando a falta de critérios definidos para respaldar a concessão desta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectLicença para capacitaçãopt_BR
dc.subjectRegulamentação internapt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectLicense for trainingpt_BR
dc.subjectInternal regulationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLicença para capacitação na Universidade Federal de Juiz de Fora: uma análise do processopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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